O maior acesso a informação, tornou os consumidores cada vez mais exigentes, não satisfeitos em apenas comprar, desejam praticidade, facilidade de acessos e experiências.
Mas o que é experiencia de compra?
Experiência de compra é o conjunto das percepções que um consumidor constrói ao interagir com uma operação varejista, durante o ato de consumo ou pesquisa. O contato com todos os elementos da operação – não apenas aqueles ligados diretamente ao marketing – vão compor uma imagem em relação a aquele determinado varejista.
E como a arquitetura pode ajudar nessa experiência?
A arquitetura é um dos elementos chaves para gerar essa experiência e vivência de marca, através do estudo do ambiente e seus fluxos, aromas, estudo das cores, iluminação, paisagismo, recursos tecnológicos, conforto térmico, e acústico. Com uma arquitetura bem pensada é possível gerar experiência para o cliente, ponto chave para alavancar as vendas, 50% dos consumidores hoje são influências pela experiência no processo de decisão de compra (SEBRAE, 2017).
O PDV deve refletir todo o trabalho de branding, conceito e posicionamento de marca, é a forma de interagir com os clientes. As pessoas são sensoriais e emotivas e tendem a preferir ambientes que as afeta positivamente.
Empresas que investem na experiência são tidas pelo consumidos como inovadoras e obtêm diferencial de mercado.
Gostou? quer saber mais sobre arquitetura comercial? Entre em contato comigo :D
Referências:
Alice Wonder
Sebrae
Universo Varejo
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